"Toda palavra guarda uma cilada"
— Paulo Leminski
Cabaré Haikai é uma homenagem vibrante a Paulo Leminski, poeta que revolucionou a literatura brasileira com sua irreverência, sensibilidade e genialidade.
O espetáculo transita entre o humor e a melancolia, explorando a vida e a obra deste artista múltiplo através de quadros cênicos que mesclam poesia, música e performance física.
Depois da estreia em agosto de 2024 e de sessões esgotadas no Festival de Curitiba - o maior da América Latina - a peça Cabaré Haikai, inspirada na obra de Paulo Leminski, celebra um dos maiores artistas curitibanos.
Com direção de Roddrigo Fôrnos, a montagem celebra o artista curitibano, poeta, escritor, tradutor, professor, publicitário e músico, considerado uma das figuras mais marcantes da literatura brasileira. Em 2025, Leminski será o autor homenageado da Festa Literária Internacional de Paraty (Flip).
O espetáculo destaca como as reflexões e produções do artista, também chamado de "Poeta Marginal", questionam a função da arte no contexto sociocultural brasileiro. Ele desafiou a separação entre a alta cultura e a cultura popular, acreditava que a arte deveria ser acessível e refletir a vida cotidiana das pessoas.
A partir de obras consagradas de Leminski — como Ensaios e Anseios Crípticos, Gozo Fabuloso, Songbook, Catatau e Toda Poesia —, a peça mergulha no universo do autor, destacando não só sua escrita afiada, mas também sua faceta musical. A música atravessa o espetáculo de forma intensa e constante, evidenciando o seu talento em entrelaçar versos e melodias.
No palco, as atrizes Ane Adade, Michele Bittencourt, Renata Bruel e o ator Kauê Persona se debruçam sobre a obra literária e musical de Leminski, reconhecido por explorar formas alternativas e experimentais, valorizando a liberdade criativa. Ao mesmo tempo, a peça revela como sua arte era um ato de resistência cultural, uma expressão da individualidade e um instrumento para questionar normas e romper convenções.
Vídeo será adicionado em breve
Roddrigo Fôrnos
Estrela Leminski
Eduardo Ramos
Roddrigo Fôrnos
Eduardo Ramos
Ane Adade
Michele Bittencourt
Renata Bruel
Kauê Persona
Ana Clavijo
Ander Lima
Marcelo Oliveira
Rodrigo Henrique
Vina Lacerda
Rodrigo Henrique
Ane Adade
Elis Koppe
Guenia Lemos
Albie Conceição
Veronica Dias
Beto Bruel
Lucas Amado
Valderval O. Filho
Roddrigo Fôrnos
Alanna Biatriz
Mariana Borges
Alanna Biatriz
Paula Melech
Nay Klym
Eduardo Ramos
Sopro Audiovisual
Na Carreira Produções Artísticas
UFPR - Universidade Federal do Paraná
Gaya Bem-Estar
Fuga Café
Entre em contato para contratar o espetáculo e conhecer as condições técnicas.
Solicitar proposta